acessibilidade Acessibilidade   |   A   |   A+   |   A-   |   Contraste

Vereadores apoiam o Congresso Nacional contra procedência do STF


Manifestação de apoio ao Congresso Nacional, em face da iminente legalização do aborto por meio da ADPF 442 pelo STF, a fim de garantir as prerrogativas constitucionais e republicanas das competências do Poder Legislativo, foi aprovada em sessão ordinária na Câmara Municipal de Cordeirópolis nesta terça-feira (29), através de moção nº 42/2023.

Os vereadores da Casa, exceto Diego Fabiano ausente na data, no uso de suas atribuições legais, e na forma regimental, requereram à Mesa Diretora o envio de expediente aos Gabinetes das Presidências do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, para acolher a moção como manifestação desta Casa de Leis, de que somos contra a legalização do aborto no país.

A moção é motivada pela tentativa de legislar por vias judiciais, matérias a respeito da interrupção voluntária da gravidez, conforme a ADPF nº 442 — Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental apresentada ao Supremo Tribunal Federal no sentido de questionar se há recepcionalidade dos artigos 124 e 126 do Código Penal que dispõe sobre o aborto no país, diante da Constituição Federal brasileira.

A moção ainda enobrece a oposição do Congresso Nacional contra a procedência da ADPF 442, de forma a defender a vida desde a concepção até o seu ocaso natural e a garantir as prerrogativas do Congresso Nacional como disposição constitucional e republicana da separação dos Poderes e de suas competências.

Durante a sessão o vereador Paulo Cesar Morais lembrou que a nossa Constituição prevê os três poderes, o Legislativo, Executivo e o Judiciário, cada um tem sua função definida e que não cabe ao Supremo Tribunal Federal legislar.

A vereadora Mariana Fleury Tamiazo conclamou os brasileiros a não permitir que órgãos como o STF venha ferir os preceitos da Constituição, e questiona até quando nos calaremos. Se posicionou, dizendo que é totalmente contra o aborto.

Já a vereadora Neusa Damélio observou que o Congresso Nacional e o Senado são formados pelos representantes eleitos pelo povo, enquanto os Ministros STF são indicações políticas, escolhidos de acordo com os interesses dos governantes, o que entende ser correto, contudo acentua que os verdadeiros representantes do povo são aqueles escolhidos por eles para representá-los.

A inviolabilidade do direito à vida como direito constitucional foi o ponto chave da fala do vereador Carlinhos, enquanto a vereadora Silvana Baio apoiou a fala da vereadora Mariana quanto a situação do governo “que leva ladeira abaixo nosso país”, também repudiou a legalização do aborto e das drogas.

O vereador Sérgio Balthazar finaliza com a observância da necessidade desta Casa vigiar o Congresso Nacional e o Senado no atendimento a esta moção, que é a manifestação desta Casa de Leis contra a legalização do aborto no nosso país.

O vereador Anderson Hespanhol (Pique) reforçou o apoio aos pares e o Presidente da Casa, ver José Antônio Rodrigues, para reflexão de todos, fez menção ao texto escrito na bíblia sagrada no livro de Isaias 59:14 e 15 que diz " Por isso o direito se tornou atrás, e a justiça se pôs de longe; porque a verdade anda tropeçando pelas ruas, e a equidade não pode entrar.  Sim, a verdade desfalece, e quem se desvia do mal arrisca-se a ser despojado; e o Senhor viu, e pareceu mal aos seus olhos que não houvesse justiça.

 

Acesse o documento no link:  https://cordeiropolis.siscam.com.br/Documentos/Documento/74209

Assista a sessão na íntegra no link: https://www.youtube.com/watch?v=F3BlOdgHmUw

Publicado por: Imprensa da Câmara de Cordeirópolis

 


Publicado em: 30 de agosto de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Congratulações e aplausos a Educação Municipal de Cordeirópolis, na sessão plenária nesta terça-feira (14). 1º Lugar no “Prêmio Ulysses Guimarães”, pelo Programa Educação do Futuro, através do Proj...

Leia Mais

A convite da Presidência, a Câmara recebeu na tribuna livre na sessão ordinária da terça-feira (30), o Pastor Odirlei Martins, falando sobre as ações sociais realizadas pela Igreja Batista do Corde...

Leia Mais

A Convite da Presidência, a Câmara recebeu na Tribuna Livre na sessão ordinária desta terça-feira (09), o Exmo Sr. José Adinan Ortolan, Prefeito Municipal, falando sobre duas importantes emendas à...

Leia Mais

De autoria do vereador Paulo Cesar Morais de Oliveira, dois Projetos de Decreto Legislativo, que outorga honrarias à ilustres personalidades do Município, foram aprovados nesta terça-feira (09) em...

Leia Mais

Aprovado na sessão plenária desta terça (09) em 1º turno, por unanimidade, o Substitutivo ao Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 3/23, de autoria do Executivo Municipal, que dá nova redação ao Inci...

Leia Mais

Três proposituras estão na pauta para votação na Câmara nesta terça-feira (09/04).Substitutivo ao Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 03/23, de autoria do Executivo Municipal, que dá nova redação a...

Leia Mais

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!