acessibilidade Acessibilidade   |   A   |   A+   |   A-   |   Contraste

História da Câmara

Um pouco da história da Câmara Municipal de Cordeirópolis

O Município de Cordeirópolis foi criado pela Lei Estadual nº 233, de 24 de dezembro de 1948. O Tribunal Regional Eleitoral marcou as eleições para Prefeito (naquele momento não havia Vice-Prefeito) e Vereadores para 13 de março de 1949, saindo vencedor Aristeu Marcicano.

A instalação da Câmara Municipal se deu em 27 de março de 1949, numa sala dentro da Prefeitura, de onde só saiu em 1983, para o prédio ao lado, que até 1981 sediava o Centro de Saúde. Na sessão de 15 de março de 1983, foi comunicado que “os contatos mantidos com o Prefeito já alcançaram resultados positivos” e que estava sendo estudada a viabilidade de se utilizar o prédio antigamente ocupado pelo Centro de Saúde, como medida de curto prazo, e a longo prazo, a construção de uma sede própria.

Lembrava o então Presidente, que “a Edilidade desde 1949” não vinha “recebendo a atenção que merece, sendo relegada a um segundo plano, comparada um simples departamento da Municipalidade, quando na realidade, são dois poderes distintos, interdependentes, autônomos, mas com funções complementares entre si.”

A Câmara Municipal passou a funcionar oficialmente na Praça Francisco Orlando Stocco, 51, ao lado da Prefeitura, em 13 de junho de 1983, quando foi realizada a entrega de um título de cidadania.

Com o tempo, o prédio precisou de reformas, e para isso, foi aprovada uma resolução, em 16 de março de 1994, mudando provisoriamente a sua sede para a Rua Visconde do Rio Branco, nº 514, ao lado de onde funcionava naquele momento a Biblioteca Municipal Profª Aita Bentivegna Dias. As reformas foram encerradas em dezembro daquele ano e o prédio reinaugurado.

Passados os anos, verificou-se que o prédio, mesmo utilizado como Tribunal do Júri e para eventos da Prefeitura e de outras entidades, não era suficiente para suas atividades. Em outubro de 2006, foi solicitada à Prefeitura a desapropriação da área onde ela está construída atualmente. Iniciadas as obras em 2007, foram paralisadas no final de 2008 e retomadas durante os anos de 2009 e 2010, sendo inaugurado o novo prédio em 30 de dezembro de 2010. As sessões só passaram a ser feitas no local a partir de maio de 2011.

Em 2012, o prédio foi interditado pela Justiça e as sessões passaram a ser feitas, entre 2013 e 2016, no Centro de Convivência do Idoso “Usvanda Pinto Tamiazo”, no Jardim São Paulo. Concluídas as reformas, o prédio foi reinaugurado no final de 2016, passando a funcionar normalmente desde a posse da legislatura 2017-2020, em 1º de janeiro de 2017, até hoje.

Imagem: Instalação da Assembleia Constituinte Municipal em 05/10/1989.

Por Paulo César Tamiazo