acessibilidade Acessibilidade   |   A   |   A+   |   A-   |   Contraste

Vereador Diego concede título de cidadã a Madalena Barel de Oliveira


Os vereadores aprovaram, durante a 10ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (06), de autoria do vereador Diego Fabiano de Oliveira (MDB), o projeto de Decreto Legislativo nº 05/2021, que concede o título de cidadão cordeiropolense à Madalena Barel de Oliveira.

Madalena Barel de Oliveira

É natural de Santa Gertrudes, filha de Pedro Barel e Regina D. Barel. Madalena, uma dentre sete filhos do casal, nasceu em Santa Gertrudes, sem estudo, viu apenas os irmãos mais velhos estudarem, enquanto ajudava na casa.

Desde pequena, leva uma vida cristã. Fez a 1ª Eucaristia, na época chamada 1ª Comunhão, com seis anos de idade. O professor, seu pai, Sr. Pedro.

Seu primeiro emprego foi numa cerâmica em Santa Gertrudes. Com o passar dos anos, ingressou uma cerâmica em Cordeirópolis. Aqui, conheceu também seu primeiro namorado e futuro marido, nosso saudoso “Cola”.

O trajeto para Cola ir encontrar Madalena era difícil, ia de bicicleta para Santa Gertrudes. Foi então que pediu a mão de Madalena em casamento.

Com a benção de Sr. Pedro Barel, eles casaram, e então Madalena veio morar com o marido na cerâmica onde trabalhavam.

Pouco tempo depois, engravidou da 1ª filha, a Silvia. Quando Silvia chegou ao sexto aniversário, veio a irmã Adriana. Adriana, por sua vez, com dois anos recebeu a próxima irmã, Nádia.

Sra. Madalena nunca deixou de lado sua vida cristã, e sempre estava nas colônias da cidade evangelizando e participando dos terços que aconteciam. Madalena passou a ser conhecida na cidade então como “Madre”, enquanto seu esposo era “Padre”.

Com muito trabalho, o casal comprou um terreno no Jardim Bela Vista, e com o desenrolar dos anos, se estabeleceram de vez em sua casa própria, no Jardim Bela Vista.

Na época não existia Paróquia Santa Luzia, não haviam igrejas próximas, mas isso não foi obstáculo para Madalena. Começou os círculos bíblicos na região, terços e orações nas casas, e fazia um trabalho tão bonito na cidade, que logo surgia-se a comunidade Santa Luzia.

Trabalhava também como voluntariada na Paróquia Santo Antônio, e foi lá que aprendeu a cozinhar. Hoje, não há um cordeiropolense que não conheça os bolinhos da paróquia Santa Luzia, principalmente o bolinho de mandioca, carro chefe na quermesse da paróquia.

Com o surgimento da Comunidade Santa Luzia, Madalena entrou de corpo e alma para ajudar o crescimento da região. Quando sua filha Nádia completou 13 anos, Madalena teve seu 4

º filho, João Paulo.

Depois disso, começa sua carreira como merendeira no município. Madalena passou num concurso público para merendeira e foi chamada para trabalhar na EMEF. Coronel José Levy.

Mais uma vez, deu tudo de si na profissão, e hoje é difícil encontrar alguém na cidade que não tenha provado da comida de Madalena. Se não diretamente dela, de todas as outras merendeiras que Madalena já treinou durante sua carreira.

Ficou na EMEF. Coronel José Levy por 20 anos, e hoje atua na EMEF. Nazareth Stocco Lordello.

Hoje, conhecida como “Dona Madalena”, ainda é merendeira no município, catequista da paróquia Santa Luzia e atuante na comunidade. São mais de 3 décadas de serviços prestados à população cordeiropolense.

Madalena Barel de Oliveira tem uma vida marcada pela simpatia e amorosidade, sempre conquistou o respeito de todos no município pela preocupação e carinho que tem ao conversar com outra pessoa.

É incontestável a contribuição da família de Sra. Madalena para com o progresso da Cidade de Cordeirópolis, portanto o presente projeto afigura-se como uma justa e merecida homenagem, um atestado efetivo, um certificado de relevância do trabalho que a Sra. Madalena, esta mulher honrada, honesta, trabalhadora, humanitária e caridosa faz em prol da cidade de Cordeirópolis.

Sem mais, diante dos requisitos necessários para o cabal exercício de reconhecimento público, pelo muito que fez e continua fazendo em beneficio do município, fica minha solicitação para a aprovação do presente projeto pelos Nobres Pares desta Egrégia Casa Legislativa.

  

As sessões ordinárias, sessões solenes, audiências públicas e demais eventos institucionais da Casa podem ser acompanhados, ao vivo, pelo site www.camaracordeiropolis.sp.gov.br ou através da rádio FM 106,3.

 


Publicado em: 06 de abril de 2021

Publicado por: Assessoria Imprensa Câmara Municipal

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Congratulações e aplausos a Educação Municipal de Cordeirópolis, na sessão plenária nesta terça-feira (14). 1º Lugar no “Prêmio Ulysses Guimarães”, pelo Programa Educação do Futuro, através do Proj...

Leia Mais

A convite da Presidência, a Câmara recebeu na tribuna livre na sessão ordinária da terça-feira (30), o Pastor Odirlei Martins, falando sobre as ações sociais realizadas pela Igreja Batista do Corde...

Leia Mais

A Convite da Presidência, a Câmara recebeu na Tribuna Livre na sessão ordinária desta terça-feira (09), o Exmo Sr. José Adinan Ortolan, Prefeito Municipal, falando sobre duas importantes emendas à...

Leia Mais

De autoria do vereador Paulo Cesar Morais de Oliveira, dois Projetos de Decreto Legislativo, que outorga honrarias à ilustres personalidades do Município, foram aprovados nesta terça-feira (09) em...

Leia Mais

Aprovado na sessão plenária desta terça (09) em 1º turno, por unanimidade, o Substitutivo ao Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 3/23, de autoria do Executivo Municipal, que dá nova redação ao Inci...

Leia Mais

Três proposituras estão na pauta para votação na Câmara nesta terça-feira (09/04).Substitutivo ao Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 03/23, de autoria do Executivo Municipal, que dá nova redação a...

Leia Mais

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!