Neusa, que é vice-presidente da Casa, assumiu a presidência no dia 02 de agosto, após o afastamento do então presidente Carlinhos Barbosa (DEM), por motivos médicos.
Levando em consideração a parte legislativa dos processos da Câmara, foram aprovados 12 projetos de Lei Complementares, 17 projetos de Lei, 4 Resoluções, 5 Decretos Legislativos, 4 Moções e 6 Requerimentos.
Durante as sessões comandadas pela vereadora, houveram 10 tribunas que contaram com assuntos como: obras e revitalizações em polos esportivos; atualizações do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cordeirópolis); projeto “Meu pedaço de Chão” - apresentado pela Secretária de Justiça e Cidadania; setembro amarelo (luta pela prevenção contra o suicídio); dia do médico; dia do dentista; novembro azul (prevenção ao câncer de próstata) e outubro rosa (prevenção ao câncer de mama e cólon de útero), sendo este último, o evento que abriu a Câmara para realização de mais acontecimentos após a volta de encontros presenciais durante a pandemia, respeitando os protocolos da OMS (Organização Mundial da Saúde).
Outubro Rosa
A Câmara Municipal de Cordeirópolis através da Procuradoria da Mulher e da Câmara Participativa, em parceria com entidades sociais de Cordeirópolis, organizaram uma mesa de discussões que lotou a Casa de participantes.
O evento contou com apresentações artísticas. No piano, uma brilhante apresentação de Sivany Sorrente e no violino Alessandra Romero Gobato, além da solista de dança, Marília Daniel, que apresentou “Sob um Jardim que Dança”.
Entre os diálogos estabelecidos entre as mulheres deste espaço, para que o evento deste ano ultrapassasse a barreira do científico e fosse também sobre o autoconhecimento que as mulheres devem ter sobre seus próprios corpos, foi elaborado uma série de pequenos eventos neste mesmo momento, onde elas pudessem se identificar sensorialmente através da música, do paladar, do movimento e do conhecimento sobre tudo isso e sobre o assunto.
Participam da mesa a presidente interina e vereadora, Neusa Damélio, a vereadora e a presidente da procuradoria da mulher da Câmara, Mariana Fleury Tamiazo. Representando a prefeitura municipal de Cordeirópolis, a secretária da pasta Justiça e Cidadania, Sandra Santos. Pela Secretaria Municipal da Mulher e Desenvolvimento Social, a secretária Márcia Carron. Também participaram da mesa a nutricionista Ana Carolina Zaia; a ginecologista Dra Kisy Zambelo; a presidente da ACORAC (Associação Cordeiropolense de Assistência Social à Comunidade), Lúcia Helena Basinello; a artista educadora Marília Daniel; a personal trainer Michele Gigich e Robson de Moraes que finalizou demonstrando reflexologia podal.
Contatos políticos em benefício de Cordeirópolis
No período em que a vereadora esteve sobre o comando da Casa, contatos com grandes nomes da política brasileira foram efetuados para trazer benefícios à cidade e auxiliar o Executivo na busca de projetos.
A ex-deputada federal Keiko Ota e a ex-deputada estadual Rita Passos, passaram pela Casa, trocando informações com os parlamentares.
Em acontecimentos externos, a presidente interina conseguiu conversar, trocar informações e engatilhar futuros projetos para Cordeirópolis. Neusa se encontrou com grandes políticos, como o deputado Federal Baleia Rossi; o secretário Estadual da Agricultura, Itamar Borges; o deputado Estadual Jorge Caruso e o deputado Federal Arnaldo Jardim.
Durante sua estadia em Brasília, a vereadora conseguiu reuniões com a ministra da Mulher, Damares Alves; com o deputado federal Herculano Passos, com o senador Alexandre Giordano e a Secretária Nacional da Família, Ângela Gandra.
Neusa ainda pode participar de outros acontecimentos políticos em cidades do interior de São Paulo, onde conseguiu se encontrar com a senadora e pré-candidata à presidência, Simone Tebet, com o secretário Estadual da Saúde Jean Gorinchteyn, com o deputado Estadual Rafa Zimbaldi, com o secretário Estadual da Educação, Rossieli Soares; com a Promotora de Justiça, Gabriela Manssur e com a Juíza do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Amini Haddad Campos.
“Tenho certeza de que com todos esses contatos que fizemos, conseguiremos mais direcionamentos de ideias e recursos para Cordeirópolis. Só assim conseguimos trazer mais visibilidade para nossa cidade. Esses contatos já vêm rendendo como, por exemplo a destinação do projeto “Rotas Rurais” e “Melhor Caminho” do secretário estadual Itamar Borges, intermediado também pelos deputados Caruso e Baleia e ainda a verba parlamentar de R$300 mil destinada à Saúde de Cordeirópolis”, disse Neusa.
Outra parceria de sucesso foi realizada com as farmácias locais, com a sociedade civil e com o parlamentar da cidade de Iracemápolis, vereador Cláudio Cosenza Filho, que doou diversos medicamentos para a campanha “Medicamento Bom Pode Ser Doado e Medicamento Vencido Deve Ser Descartado – Faça da Maneira Correta”. A campanha visava arrecadar medicamentos bons e não utilizados para ser doado à Secretaria Municipal de Saúde e medicamentos vencidos para que fossem realizados o descarte correto.
Com informações do gabinete da vereadora