acessibilidade Acessibilidade   |   A   |   A+   |   A-   |   Contraste

Fica denominada de Iracema Maria Rosa a área de convivência do Lago União


De autoria do vereador Sérgio Balthazar Rodrigues de Oliveira (PT), foi aprovado durante a 13ª Sessão Ordinária nesta terça-feira (27), o projeto de Lei nº 22/2021, denominando de  “Iracema Maria Rosa” a Área de convivência do Lago União.

 

Iracema Maria Rosa

 

Há 95 anos, em uma fazenda chamada Santo Antônio no interior de Minas Gerais nascia Dona Iracema Maria Rosa, uma menina de origem indígena filha de um casal muito pobre seu José Estanislau e Maria Rita, Dona Iracema tinha mais 13 irmãos, sendo ela a segunda mais velha.

Como tradição da época, ainda menina Dona Iracema foi prometida a casamento ao Sr. Geraldo Lucas, um homem de descendência africana, ao completar seus 23 anos eles se casaram e tiveram 07 filhos, Ailton, João Batista, Valtair, Sônia, Dazinha, José Manoel, Maria do Rosário.

Vivendo na Fazenda Nossa Senhora Aparecida e sem estudos, seu Geraldo esposo de Dona Iracema trabalhava na lavoura com plantações de milho, colhia café e metade do lucro de seu trabalho ficava para seu patrão.

A cada safra de café que terminava a esperança diminuía, seu Geraldo ia à procura de mais uma fazenda para enriquecer o patrão e a mesma história se repetia, mas Dona Iracema sempre foi religiosa nunca perdeu a esperança em Deus e em Nossa Senhora Aparecida.

Até quem em 1986 sua filha Sônia se casou e veio morar em Cordeirópolis, logo em seguida em 1992, Dona Iracema seu Geraldo e vieram para perto da filha trazendo com ele parte de sua família.

Foi então que a luta por uma vida melhor começou.

Juntos eles criaram vários agregados os considerando como filhos junto com os seus próprios filhos, e sempre lutando por uma vida melhor.

Com o passar dos anos seu Geraldo adoeceu a acabou falecendo aos 87 anos de idade, deixando Dona Iracema aos cuidados de seus filhos que sempre estiveram presentes.

Na companhia de sua filha Sonia, para distração e diversão Dona Iracema conheceu o Lago União, onde passou a pescar quase todos os dias da semana fazendo muitas amizades, ganhou até um apelido “A Rainha do Lago”.

Hoje com 95 anos de idade, depois de ter criado seus 7 filhos, é avó e bisavó e continua com toda disposição que Deus lhe deu, sempre presente no Lago União e sempre presente com seus familiares.

           

As sessões ordinárias, sessões solenes, audiências públicas e demais eventos institucionais da Casa podem ser acompanhados, ao vivo, pelo site www.camaracordeiropolis.sp.gov.br ou através da rádio FM 106,3.

 


Publicado em: 27 de abril de 2021

Publicado por: Imprensa Câmara Municipal de Cordeirópolis

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

A Câmara Municipal de Cordeirópolis presta homenagem póstuma ao ex-prefeito José Geraldo Botion, falecido nesta sexta-feira (19), cuja trajetória deixou relevantes contribuições à vida pública do m...

Leia Mais

Cordeirópolis realiza a 1ª Marcha para Jesus Neste sábado (13), Cordeirópolis realizou a 1ª Marcha para Jesus, reunindo vereadores, a prefeita Cristina Saad, autoridades, lideranças religiosas e a...

Leia Mais

A solenidade de conclusão da Educação Infantil da rede municipal de ontem (11) reuniu famílias e amigos em um momento especial, destacando a importância dessa etapa na formação das crianças. O eve...

Leia Mais

📢 O Câmara Conecta de hoje já está disponível!   Confira os assuntos que marcaram a semana no Legislativo.   👉 Instagram: @camaradecordeiropolis 👉 Facebook: facebook.com/camaramunicipaldeco...

Leia Mais

Assista ao novo Câmara Conecta nas redes sociais.   👉 Instagram: @camaradecordeiropolis 👉 Facebook: facebook.com/camaramunicipaldecordeiropolis

Leia Mais

  Os vereadores de Cordeirópolis participaram, nesta quarta-feira (15), do evento em comemoração aos 35 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), promovido pela Secretaria Municipal de Saúde.   A aç...

Leia Mais

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!