Vereador JR se reúne com a Aspacer para tratar de melhorias no pólo cerâmico

Publicado em: 30 de julho de 2019

Na segunda-feira (29) o vereador Jose Antonio Rodrigues (MDB) se encontrou com o diretor de relações institucionais e governamentais da  Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (Aspacer), Luís Fernando Quilici, para buscar soluções no setor de gás natural e melhoria na competitividade das indústrias do Polo Cerâmico de Santa Gertrudes, incluindo as cidades de Santa Gertrudes, Cordeirópolis, Araras, Ipeúna, Limeira, Piracicaba e Rio Claro.

O gás natural e seu preço é um elemento de suma importância para o desenvolvimento e evolução das indústrias cerâmicas da região, com reflexos na criação e manutenção de empregos.

Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o preço da molécula representa 46% do custo final do gás para uma indústria. O restante vem dos impostos (24%), das margens da distribuição (17%) e do transporte (13%).

Dados repassados pela Aspacer revelam que no levantamento de 2017, as 18 empresas com sede no Polo Cerâmico de Santa Gertrudes são responsáveis por nove mil empregos diretos e 12 mil empregos indiretos.

Preocupado com a saúde financeira das empresas e as consequências para os trabalhadores, o vereador pretende criar sinergia entre o Poder Legislativo, por meio da atuação de representantes na esfera municipal, estadual e federal, e os representantes das indústrias cerâmicas e empresários do setor.

Luís Fernando Quilici destacou que a Aspacer tem trabalhado permanentemente para que as indústrias obtenham melhores preços e se mostra otimista com as recentes medidas adotadas pelo Governo Federal, que deve acabar com o monopólio sobre a comercialização e o transporte do gás natural, hoje controlado pela Petrobrás.

O vereador junto à Aspacer buscará alianças no campo político e empresarial e a adoção de medidas para que as melhorias no setor aconteçam com a maior rapidez.

“Sabemos o quão importante é para o desenvolvimento de Cordeirópolis o nosso Pólo Cerâmico e por isso precisamos ajudar nas melhorias. Assim vamos garantir que nossos cidadãos estejam empregados”, completou o vereador.

Com informações da assessoria do vereador