Natale Losa recebe título de cidadão cordeiropolense

Publicado em: 19 de junho de 2019

A Câmara Municipal de Cordeirópolis entregou nesta terça-feira (18), o título de cidadão cordeiropolense ao empresário Natale Losa. Cerimônia foi realizada após a 20ª Sessão Ordinária.

 

A honraria foi proposta pela presidente e vereadora Cássia de Moraes (PDT) aprovada por unanimidade pelo legislativo em 2018, através do Decreto Legislativo nº 02, de 11 de dezembro de 2018.

 

A homenagem contou com a presença de parentes e amigos.

 

Natale Losa

 

Nascido em Arluso, na Italia, chegou a Cordeirópolis em 1975 com a esposa Alda Pirovano Losa e os dois filhos Alan Losa e Ivan Losa, para comandar a empresa de refrigeração Majestic, que fabricava máquinas de gelo doméstico.

Com a experiência adquirida desde os 14 Natale vem ao Brasil. Em 1979, com o fechamento da empresa, deu início ao seu próprio negócio, construindo a empresa A. P. LOSA & CIA LTDA – Gelo Geol, onde a família toda se dedica somente à produção do gelo.

 

A empresa teve início na Vila Botion com uma produção pequena, 30 sacos por dia. Em 2008 foi transferida para as novas instalações, chegando a produzir 140 toneladas de gelo por dia.

 

Hoje a empresa é conhecida como a fábrica mais moderna na produção de gelo em todo o território nacional.

 

Natale explica que entre uma fábrica de sorvete e uma de gelo o que diferencia é apenas a matéria prima. “Em qualidade, manipulação dos produtos, os dois são em paralelo, mas um usa leite e outro usa água”, diz o proprietário.

 

Segundo ele a empresa é vista como qualquer outra do ramo alimentício, por isso recebe cuidado especial, principalmente com a água.

 

A origem da água e a manipulação correta do produto, são os principais cuidados, por isso não há contato com as mãos ou impurezas, o gelo é embalado sem contato algum.

Hoje a Geol produz 2.500 sacos de gelo por hora, mais de 60 mil sacos por dia, mantendo uma câmara frigorífica de 3.200 metros cúbicos, em uma temperatura de 12 graus negativos, capaz de abrigar 300 mil sacos de gelo. Para a refrigeração são quatro turbinas de nove metros de altura, cada uma tem potência equivalente a mais ou menos 3,6 mil geladeiras.

Apesar dos números impressionantes, Natale explica que a rotina da empresa não é nada fácil.

 

As sessões ordinárias, sessões solenes, audiências públicas e demais eventos institucionais da Casa podem ser acompanhados, ao vivo, pelo site www.camaracordeiropolis.sp.gov.br ou através da rádio FM 106,3.

A próxima Sessão Ordinária será no dia 25 de junho de 2019, terça-feira, às 19 horas.


Publicado por: Assessoria Imprensa Câmara Municipal

Cadastre-se e receba notícias em seu email