Palestra na Câmara aborda Câncer de Mama

Publicado em: 24 de outubro de 2017

A Câmara Municipal de Cordeirópolis através da Câmara Participativa aderiu, neste mês, à campanha mundial Outubro Rosa, que visa chamar atenção para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

Dentre as atividades, aconteceu na segunda-feira (23) a palestra Outubro Rosa – prevenção e luta contra o câncer, ministrada pela enfermeira Magda Carbonero Celidorio.

Magda discorreu sobre sua experiência vivida com a cura da doença e os cuidados que cada paciente e familiar deve ter. Num bate-papo descontraído, os presentes sanaram suas dúvidas e relataram suas experiências.

“O apoio da família é fundamental para quem está em tratamento. Digo mais, é essencial”, disse a palestrante.

A doença é o tipo de câncer que mais atinge as mulheres brasileiras, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Além da palestra, a Câmara iluminou sua fachada com luzes rosas para alertar para a prevenção e necessidade de cuidados. Uma exposição do Inca também foi colocada na entrada do prédio contando a história do câncer de mama no Brasil.

Celebrado em todo o mundo, o movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.