Em comemoração ao dia da Independência que é comemorado no dia sete de setembro, cerca de 500 alunos dos terceiros, quartos e quintos anos das escolas municipais tiveram a oportunidade de conhecer dados históricos que se referem aos símbolos nacionais.
Os encontros que aconteceram nos períodos na manhã e tarde entre os dias quatro e seis de setembro, foram realizados em uma parceria entre o Executivo e Legislativo, através do programa Câmara Participativa, Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura, com os cerimoniais dos respectivos órgãos públicos.
A história da independência foi contada de forma lúdica através dos quatro símbolos que representam o país, o Selo Nacional, o Brasão de Armas Nacionais, o Hino Nacional e a Bandeira Nacional.
Durante as visitas os estudantes entenderam como foi a criação de cada símbolo e o significado de cada parte inserida neles.
Ao final eles cantaram o Hino Nacional com o conhecimento de cada palavra colocada na letra e entendendo a estrutura de criação de cada verso.
Baseados nessas palestras, o Poder Executivo, através da Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura e departamento de eventos e o Legislativo através do Espaço Artístico e Cultural da Câmara Municipal, vão expor os trabalhos dos alunos das escolas municipais, baseados na Independência do Brasil, durante o mês de setembro na Câmara Municipal de Cordeirópolis.
Câmara Participativa
A Câmara Participativa, criada através da Resolução 02/2017, estabelece possibilidades de ações como a preservação da memória e a divulgação da história municipal; o registro e demarcação de fatos de grande importância para o Legislativo; a produção de conhecimento e a formulação de estudo sobre o Poder Legislativo e o Município de Cordeirópolis.
A resolução ainda permite que a Câmara esteja em sintonia com as demandas populares, prestando contas e ouvindo a sociedade; atuando de forma transparente e permitindo ser questionada.
Conforme o projeto de resolução, a Câmara poderá ainda realizar reuniões e sessões itinerantes, bem como manter espaços de coleta de reivindicações como instrumentos para integração com a comunidade, atendimento de interesse público e melhoria da qualidade de vida. Além disso, Câmara de Cordeirópolis poderá firmar parcerias com associações ou fundações para que possam acompanhar processos legislativos de interesse e sobre eles manifestar opinião. Também poderá criar mecanismos de discussão e opinião em seu site para participação popular.
Mais informações pelo telefone (19) 3546-9090 das 8 às 17h ou pessoalmente no prédio do Legislativo, a rua Carlos Gomes, 999, Jardim Jaffet.
Publicado em: 06 de setembro de 2017
Publicado por: Assessoria Imprensa Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Na última quinta-feira (6), o deputado estadual Major Mecca (PL) esteve em Santa Gertrudes, onde se reuniu com os vereadores Vilson Caleffi (União Brasil), Sidnei Gambaro (Avante) e o presidente da...
O presidente da Câmara, Paulo César, e os vereadores estiveram reunidos com moradores do bairro Portal das Torres para ouvir de perto as demandas da comunidade. Entre os principais temas abordados...
Trazendo os principais destaques da semana e o trabalho do Legislativo junto à comunidade. 🎥 Assista, curta e participe nas redes sociais da Câmara: 👉 Instagram: @camaradecordeiropolis 👉 Fac...
Os vereadores receberam, nesta sexta 31, o pastor Francisco de Paula Junior e o jovem Guilherme, da Igreja Assembleia de Deus – Ministério do Belém de Cordeirópolis. Na ocasião, foi entregue o...
Antes da Sessão Ordinária desta semana, os vereadores se reuniram com o secretário de Obras, Leônidas Siqueira, e o diretor do SAAE, Marco Gomes , para tratar sobre questões relacionadas ao abastec...
✅ Veja o que está em pauta na 33ª Sessão Ordinária desta Quarta-feira (29/10/2025) Indicações: Cícero de Casio da Silva Saraiva: (859/2025) A necessidade de viabilizar a entrada do caminhã...
Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!