Câmara Municipal de Cordeirópolis-SP / Legislatura 2017-2020
Mais de 300 estudantes visitam exposição na Câmara
Publicado: 19/05/2017 às 14:25:22

A Câmara Municipal de Cordeirópolis recebeu essa semana cerca de 300 alunos do ensino fundamental. Os 1º anos das escolas municipais foram monitorados pela Coordenadoria de Comunicação da Câmara Municipal para conhecer a exposição itinerante Porta, Porteira e Portão: Modos de Falarrr e Costumes do Interiorrr.

Curiosidades e crenças de cidades interioranas trouxeram aos pequenos uma viagem ao tempo, onde puderam interagir e conhecer as formas mais populares de seus bisavós e tataravós.

A mostra é realizada por meio do Edital de Difusão de Acervos Museológicos do Programa de Ação Cultural (ProAC), do Governo do Estado de São Paulo, com o apoio do Sistema Estadual de Museus (Sisem-SP). As visitas são gratuitas seguem até 16 de junho.

As visitas também fazem parte do programa Câmara Participativa da Câmara Municipal de Cordeirópolis em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura Municipal de Cordeirópolis e Associação Trevisani Nel Mondo, através do Espaço Artístico Cultural da Câmara.

Dentro do programa agendado junto a Secretaria de Educação, as crianças também tiveram a oportunidade de conhecer as dependências do Legislativo.

A exposição

Uma das instalações mescla fitas de cetim coloridas e os antigos monóculos fotográficos. Nela, há uma seleção de 15 imagens, do acervo da Casa da Cultura de Cascalho. Entre as fotografias em preto e branco estão de importantes pontos da cidade, como a avenida Presidente Vargas, Cine Paulista, Cordeiro Clube, Estação Ferroviária, praça Orlando Stocco, assim como o bairro de Cascalho.

O espaço expositivo foi concebido fazendo alusão a estruturas de portas, portões e porteiras de madeira rústica. Além da utilização de artesanato local, há gaiolas e símbolos referenciais do interior paulista, com uma leitura contemporânea.

A exposição traz também curiosidades sobre remédios e benzedeiras, informações sobre as histórias de saci-pererê, curupira, lobisomem, além de expressões da tradição oral caipira. Os visitantes podem levar filipetas para a casa e as crianças que fizerem visitas em grupo, agendadas por escolas, recebem uma cartilha com caça-palavras, código secreto, jogo dos sete erros e desenhos para colorir.

Crédito(s) Foto(s): Assessoria Imprensa Câmara Municipal
Fonte: Assessoria Imprensa Câmara Municipal
Mais de 300 estudantes visitam exposição na Câmara
Página Anterior