Câmara Municipal de Cordeirópolis-SP / Legislatura 2017-2020
Patrulheiros têm aula sobre Câmara na sede do Legislativo
Publicado: 13/04/2017 às 11:53:34

A Câmara Municipal de Cordeirópolis/SP através do programa Câmara Participativa recebeu hoje (13), os participantes da Patrulha Mirim de Cordeirópolis. Durante a visita os jovens conheceram as dependências do Legislativo e aprenderam como se cria uma lei, além de se aprofundar no trabalho institucional dos parlamentares. A visita foi agendada junto à 1ª secretária vereadora Cássia de Moraes (PDT).

Os jovens participaram de uma simulação de sessão ordinária e tiveram uma aula completa sobre a função dos poderes Legislativo e Executivo e também, das funções das câmaras municipais.

Ao todo foram 36 jovens que participaram com muita integração e aproveitaram a oportunidade para tirarem suas dúvidas referentes ao funcionamento do Legislativo.

Para a coordenadora pedagógica da Patrulha Mirim, Silmara Bettin Priminini, foi uma oportunidade para aprendizado tanto aos alunos, quanto aos professores.

"Nesta visita eu também aprendi, eles ficaram bem a vontade e souberam da importância em que cada parlamentar tem", destacou a coordenadora.

A iniciativa das visitas tem papel fundamental, de acordo com a posição da professora, Márcia Betim.

"Essa iniciativa é muito importante, pois os jovens não são ligados à questão política e com isso eles ficam interados com o funcionamento da Câmara e também para tomarem conhecimento quem são os vereadores, o qual muitas vezes existe um em seu bairro e não sabem ", salientou Márcia.

Além desta visita, mais três outras visitas já estão agendadas com os patrulheiros.

Estiveram acompanhando a visita a 1ª secretária, vereadora Cássia de Moraes (PDT) e o vereador José Geraldo Botion (PSDB).

Câmara Participativa

A Câmara Participativa, criada através da Resolução 02/2017, estabelece possibilidades de ações como a preservação da memória e a divulgação da história municipal; o registro e demarcação de fatos de grande importância para o Legislativo; a produção de conhecimento e a formulação de estudo sobre o Poder Legislativo e o Município de Cordeirópolis.

A resolução ainda permite que a Câmara esteja em sintonia com as demandas populares, prestando contas e ouvindo a sociedade; atuando de forma transparente e permitindo ser questionada.

Conforme o projeto de resolução, a Câmara poderá ainda realizar reuniões e sessões itinerantes, bem como manter espaços de coleta de reivindicações como instrumentos para integração com a comunidade, atendimento de interesse público e melhoria da qualidade de vida. Além disso, Câmara de Cordeirópolis poderá firmar parcerias com associações ou fundações para que possam acompanhar processos legislativos de interesse e sobre eles manifestar opinião. Também poderá criar mecanismos de discussão e opinião em seu site para participação popular.

As visitas são abertas à população e podem ser agendadas pelo telefone (19) 3546-9090 das 8 às 17h ou pessoalmente no prédio do Legislativo, na rua Carlos Gomes, 999, Jardim Jaffet.

Visita dos patrulheiros à Câmara Municipal:

Próximas visitas:

quinta-feira - 20/04 - 13h

quarta-feira - 26/04 - 8h

quarta-feira - 03/05 - 13h

Patrulheiros têm aula sobre Câmara na sede do Legislativo
Página Anterior
Câmara Municipal de Cordeirópolis-SP / Legislatura 2017-2020
Rua Carlos Gomes, 999 - Jardim Jaffet - Cordeirópolis -SP - CEP: 13490-970 - Telefone: (19) 3546-9090
Desenvolvimento de Sites e Lojas Virtuais