Ex Presidente: José Geraldo Botion - 2013/2014
Ex Presidente: José Geraldo Botion

José Geraldo Botion foi presidente da Câmara Municipal de Cordeirópolis no biênio 2013/2014. Isso no seu primeiro mandato como vereador. A experiência política, no entanto, vem do Poder Executivo. Foi prefeito de Cordeirópolis nos anos de 1983 a 1988, e de 1993 a 1996. Depois de um tempo, sem disputar eleição, Botion voltou em 2012 e foi eleito com o maior número de votos.

Nascido em 7 de abril de 1948, em Cordeirópolis, ele é casado com Maria Inês Minganti Botion. É pai de três filhos: Eliane, Fernando e José Renato (in memoriam). Botion destaca, como uma das principais conquistas como presidente do Poder Legislativo, o fim do voto secreto. Uma mudança que dependeu de todos os parlamentares. Agora, as votações de cada vereador são conhecidas por todos - principalmente pela população. "Inclusive nos antecipamos a outras cidades do país", disse.

Na presidência, Botion também investiu em tecnologia. Providenciou a instalação da internet LP (linha privativa de dados) nas dependências da Câmara, o que trouxe uma maior agilidade aos trabalhos. A internet agora é por meio de fibra óptica. Tanto é que as sessões ordinárias e extraordinárias são transmitidas ao vivo pelo site (www.camaracordeiropolis.sp.gov.br).

Ainda defendeu a contratação de um controlador interno, por meio de concurso público. O mesmo aconteceu com as funções de serviços gerais e vigia por determinação do TCE (Tribunal de Contas do Estado). Também foi contratada uma empresa especializada para cuidar do arquivo da Câmara. Documentos mais antigos foram higienizados e arrumados. Isso trouxe uma maior facilidade na busca de alguma documentação. Em relação ao prédio da Câmara, interditado ao longo de sua presidência, garante que seguiu os trâmites e atendeu a todas determinações judiciais, para que a liberação ocorresse o mais rápido possível.

Botion foi autor de outras mudanças. Agilizou a revisão do Regimento Interno e da Lei Orgânica do Município. E com isso novos exemplares foram publicados e colocados à disposição dos vereadores, assessores e munícipes interessados. Outra questão ligada à transparência envolve as audiências públicas. Elas foram realizadas com frequência durante o seu mandato.

Botion saiu da presidência, mas continua a compor a Mesa Diretora. No biênio 2015/2016, ele ocupa o cargo de 1º secretário. "O trabalho ainda não acabou. Temos muito ainda para realizar pela cidade de Cordeirópolis", finaliza.

Página Anterior
Câmara Municipal de Cordeirópolis-SP / Legislatura 2017-2020
Rua Carlos Gomes, 999 - Jardim Jaffet - Cordeirópolis -SP - CEP: 13490-970 - Telefone: (19) 3546-9090
Desenvolvimento de Sites e Lojas Virtuais