Ex Presidente: José Osmar Mometti - 1993/1994
Ex Presidente: José Osmar Mometti
José Osmar Mometti nasceu em 9 de janeiro de 1947, em Ipeúna. Filho de José Mometti e Mafalda Ortolan Mometti, teve dois irmãos: Elio e Neutri. Foi casado com a professora Ivani Terezinha Leme Mometti, e teve dois filhos, Izadora e Marcos. Como primeiro filho de um agricultor, acompanhou de perto todas as dificuldades da lavoura, trabalhando às vezes na roça ou ficando em casa para estudar e cuidar de seus irmãos mais novos. Terminando o Grupo Escolar, veio morar com seus tios Paulo e Amabile Ortolan Peruchi, onde trabalhava no bar de sua propriedade e fazia o ginásio à noite. Quando seus pais mudaram para a nossa cidade, trabalhou inicialmente como servente de pedreiro, depois colhedor de laranja, tecelão, oleiro, faxineiro, tendo ocupado o cargo de Exator em Substituição na Coletoria Estadual.

Terminando o primeiro grau, foi para Rio Claro fazer o segundo grau, prestando concurso para Caixa do Banco Comércio e Indústria, tendo exercido a função por um ano, e depois como escriturário da Prefeitura Municipal, concluindo o curso de Técnico em Química Industrial. Estagiou na Rhodia de Paulínia, permanecendo como analista de laboratório, até que foi obrigado a se afastar por problemas de saúde. Em seguida, já casado e morando em Limeira, trabalhou na Indústria de Papel Limeira S/A, cursou a Licenciatura em Ciências Físicas e Biológicas e Matemática na Unesp de Rio Claro, completando-a com uma licenciatura em Ciências pela Faculdade de Ciências e Letras de Guaxupé.

Voltando para Cordeirópolis, prestou concurso, sendo aprovado para o cargo de professor III de Ciências, na EE “Prof. Ulisses de Oliveira Valente”, em Santa Bárbara d´Oeste, removendo-se depois para a EE “Dr. Cesário Coimbra” e para a EE “Jamil Abrahão Saad”. Posteriormente, voltou a estudar, obtendo a formação em Pedagogia, com Especialização em Administração Escolar, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ouro Fino, assumindo a direção da EE, atual EMEIEF “Prof. Jorge Fernandes”, no bairro do Cascalho. Foi sócio da ANPAE (Associação Nacional de Profissionais de Administração da Educação) e membro do Conselho Fiscal do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba e Capivari. Foi Diretor na EE “Prof. Odécio Lucke” e Diretor Efetivo na EE “José Ometto” na Usina São João, em Araras, onde se aposentou.

Exerceu o cargo de vereador em três oportunidades (1989-1992, 1993-1996 e 1997-2000), tendo sido presidente da Câmara Municipal entre 1993 e 1994, onde realizou uma verdadeira revolução na atuação do Legislativo, dando condições reais para os vereadores e o pessoal administrativo desenvolver um trabalho de qualidade, tendo realizado uma reforma completa no prédio da Câmara, pois quando chovia, as inúmeras goteiras danificavam máquinas, equipamentos e paralisavam os trabalhos, o forro estava perigoso, devido à umidade e os cupins, o banheiro não oferecia condições de uso, a iluminação era precária, e havia apenas uma sala para atender Presidente, Secretário, Contador, Vereadores e a própria população, e era tudo improvisado e inoperante.

Com a reforma, foram criadas salas para a Secretaria e Presidência, Contabilidade, reuniões de vereadores e comissões, além de cozinha, dois banheiros e Plenário. Com móveis ideais, que permanecem até hoje, máquina de xérox, dois computadores com impressoras, deu condições de desenvolvimento de um trabalho eficiente, onde os vereadores puderam aprofundar o conhecimento com as leis que regem o Município e modificar ou adequar estas leis para fazer uma cidade melhor. Por fim, contratou Assessoria Técnica Legislativa para avaliar toda a matéria que tramita nas comissões, recebendo parecer e evitando que o vereador vote sem saber, principalmente matérias inconstitucionais.

Além de tudo, foi sempre um esportista, participando de inúmeros torneios e campeonatos, dedicando grande parte de sua vida ao Cascalho Futebol Clube, do bairro onde morou e onde sua família ainda permanece. Faleceu em 24 de setembro de 2006, deixando uma lacuna irreparável no ensino, no esporte, na sociedade e na política local, cujo papel estamos destacando na apresentação deste projeto.
Página Anterior
Câmara Municipal de Cordeirópolis-SP / Legislatura 2017-2020
Rua Carlos Gomes, 999 - Jardim Jaffet - Cordeirópolis -SP - CEP: 13490-970 - Telefone: (19) 3546-9090
Desenvolvimento de Sites e Lojas Virtuais