Alunos do EJA conhecem funcionamento do Legislativo

Publicado em: 03 de setembro de 2018

A Câmara Municipal de Cordeirópolis/SP através do programa Câmara Participativa recebeu sexta-feira (31), os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da escola E.M.E.F. “Maria Nazareth Stocco Lordello”.

Durante a visita os alunos conheceram as dependências do Legislativo e aprenderam como se cria uma lei, além de se aprofundar no trabalho institucional dos parlamentares. A visita foi agendada pela segunda secretária vereadora Sandra dos Santos (PT).

Os alunos participaram de uma simulação de criação de uma lei e tiveram uma aula completa sobre a função dos poderes Legislativo e Executivo.

Ao final, os alunos aproveitaram para tirarem suas dúvidas referentes ao funcionamento da Câmara Municipal.

Câmara Participativa

A Câmara Participativa, criada através da Resolução 02/2017, estabelece possibilidades de ações como a preservação da memória e a divulgação da história municipal; o registro e demarcação de fatos de grande importância para o Legislativo; a produção de conhecimento e a formulação de estudo sobre o Poder Legislativo e o Município de Cordeirópolis.

A resolução ainda permite que a Câmara esteja em sintonia com as demandas populares, prestando contas e ouvindo a sociedade; atuando de forma transparente e permitindo ser questionada.

Conforme o projeto de resolução, a Câmara poderá ainda realizar reuniões e sessões itinerantes, bem como manter espaços de coleta de reivindicações como instrumentos para integração com a comunidade, atendimento de interesse público e melhoria da qualidade de vida. Além disso, Câmara de Cordeirópolis poderá firmar parcerias com associações ou fundações para que possam acompanhar processos legislativos de interesse e sobre eles manifestar opinião. Também poderá criar mecanismos de discussão e opinião em seu site para participação popular.

As visitas são abertas à população e podem ser agendadas pelo telefone (19) 3546-9090 das 8 às 17h ou pessoalmente no prédio do Legislativo, na rua Carlos Gomes, 999, Jardim Jaffet.