GCMs são homenageados na Câmara pelos 40 anos de corporação

Publicado em: 18 de maio de 2018

Na noite do dia 17 de maio, data em que a Guarda Civil Municipal comemora seus 40 anos, os integrantes da Guarda Civil Municipal, ativos e aposentados, receberam homenagem da Câmara Municipal de Cordeirópolis.

O evento contou com a presença do secretário de Segurança Pública Municipal, Nivaldo Menezes, prefeito José Adinan Ortolan e parlamentares da 17ª Legislatura, além de familiares e amigos dos homenageados.

O presidente da Casa, vereador Laerte Lourenço (MDB), juntamente com a propositora da Sessão, primeira secretária e vereadora Cássia de Moraes (PDT), entregaram uma placa comemorativa dos 40 anos da GMC.

Conheça a Guarda Civil Municipal

A Guarda Municipal de Cordeirópolis foi criada em 17 de maio de 1978, através da Lei nº 1088, o que era para ser apenas um "órgão coadjuvador" do Serviço de Segurança Pública, se tornou um dos pilares de sustentação para a segurança da cidade.

Quando foi aprovada a Lei para a criação da Guarda, a cidade estava com aproximadamente oito mil habitantes na época, mas em total expansão, como a construção do Hospital e Maternidade de Cordeirópolis, o Centro de Lazer dos Trabalhadores, a primeira creche, o velório, enfim, obras que sinalizavam o crescimento da pequena cidade e para isso a segurança também teria que ter um foco especial.

Hoje a Guarda Municipal conta com um total de 55 efetivos, sendo 35 masculinos e 17 femininos espalhados em diversos órgãos públicos de Cordeirópolis.

A Guarda passou por várias alterações nos dispositivos da lei, ora por questões trabalhistas, outras por regulamentos internos e até mesmo por reestruturação física como uniformes, armamentos, e outras exigências que foram aparecendo no decorrer dos anos.

De acordo com o comandante da Guarda, Irineu Ribeiro, mais conhecido como "Mexicano", está na corporação desde 1985.

" Iniciei junto com mais 17 de nossa turma, não tinha viatura e fazíamos a ronda a pé, nosso único sistema de aviso entre os companheiros de trabalho era um apito, quando havia um problema apitávamos três vezes repetidos. Hoje contamos com sistema monitorado e seis viaturas. Tenho orgulho em fazer parte da GCM de Cordeirópolis, pois ela é considerada exemplo de trabalho em todo estado de São Paulo", relatou Irineu.

Embora a Guarda foi denominada em 1978, o papel dos guardas já existia há aproximadamente 20 anos como a "Guarda Noturna Municipal de Cordeirópolis", criada pela Lei nº 212, de 16 de março de 1959, como um órgão coadjuvador do serviço de segurança pública, diretamente subordinado à delegacia de polícia local, composto de dois homens.

O vídeo e as fotos da Sessão Solene estão disponíveis na página da Câmara www.camaracordeiropolis.sp.gov.br.