Guarda Municipal completa 40 anos e recebe homenagem da Câmara

Publicado em: 14 de maio de 2018

A Câmara municipal de Cordeirópolis, através do requerimento nº04 de 2018, de autoria da primeira secretária, vereadora Cássia de Moraes, concede homenagem aos 40 anos da Guarda Municipal de Cordeirópolis. A Sessão Solene será realizada na quinta-feira (17), às 19 horas, na Câmara Municipal.

A Guarda Municipal de Cordeirópolis foi criada em 17 de maio de 1978, através da Lei nº 1088, o que era para ser apenas um "órgão coadjuvador" do Serviço de Segurança Pública, se tornou um dos pilares de sustentação para a segurança da cidade.

Quando foi aprovada a Lei para a criação da Guarda, a cidade estava com aproximadamente oito mil habitantes na época, mas em total expansão, como a construção do Hospital e Maternidade de Cordeirópolis, o Centro de Lazer dos Trabalhadores, a primeira creche, o velório, enfim, obras que sinalizavam o crescimento da pequena cidade e para isso a segurança também teria que ter um foco especial.

Hoje a Guarda Municipal conta com um total de 55 efetivos, sendo 35 masculinos e 17 femininos espalhados em diversos órgãos públicos de Cordeirópolis.

A Guarda passou por várias alterações nos dispositivos da lei, ora por questões trabalhistas, outras por regulamentos internos e até mesmo por reestruturação física como uniformes, armamentos, e outras exigências que foram aparecendo no decorrer dos anos.

De acordo com o comandante da Guarda, Irineu Ribeiro, mais conhecido como "Mexicano", está na corporação desde 1985.

" Iniciei junto com mais 17 de nossa turma, não tinha viatura e fazíamos a ronda a pé, nosso único sistema de aviso entre os companheiros de trabalho era um apito, quando havia um problema apitávamos três vezes repetidos. Hoje contamos com sistema monitorado e seis viaturas. Tenho orgulho em fazer parte da GCM de Cordeirópolis, pois ela é considerada exemplo de trabalho em todo estado de São Paulo", relatou Irineu.

Embora a Guarda foi denominada em 1978, o papel dos guardas já existia há aproximadamente 20 anos como a "Guarda Noturna Municipal de Cordeirópolis", criada pela Lei nº 212, de 16 de março de 1959, como um órgão coadjuvador do serviço de segurança pública, diretamente subordinado à delegacia de polícia local, composto de dois homens.

Serviço:

Sessão Solene - Homenagem aos 40 anos da Guarda Municipal de Cordeirópolis