Câmara realiza audiência pública sobre Plano Diretor de Turismo

Publicado em: 21 de fevereiro de 2018

A Câmara Municipal de Cordeirópolis realizou no dia 19 de fevereiro, no plenário "Ver. Irio Alves", a audiência pública sobre o Projeto de Lei 62/2017 que dispõe sobre a aprovação do Plano Diretor de Turismo no município de Cordeirópolis, de autoria do Executivo.

De acordo com a Lei Orgânica do município em seu artigo 7º define que as competências do município, entre elas no inciso IX, o município deve promover a proteção do patrimônio turístico, e mais detalhadamente no Art. 179, o Plano Diretor do Município especifica, como forma de conjugar esforços entre o Poder público e a Sociedade Civil para o desenvolvimento do turismo.

O Plano Diretor engloba diversos aspectos descritos, entre eles estão: democratizar e propiciar o acesso ao turismo no Município a todos os segmentos populacionais para contribuir à elevação do bem-estar geral; estimular e acompanhar junto às outras secretarias, a implantação de ciclovias como uma alternativa ambiental, turística e economicamente satisfatório de circulação na cidade; bem como estimular a criação, consolidação e difusão dos produtos turísticos pré-existentes com vistas a atrair turistas regionais e nacionais; e ainda preservar a identidade cultural das comunidades e populações tradicionais eventualmente afetadas pela atividade turística.

De acordo com Hellen Cristina Rubini Teixeira, do NAE (Núcleo de Ações Estratégicas), o município já tem um plano diretor, porém o plano de Turismo ainda não, sendo sua elaboração uma diretriz das outras esferas de governo.

 “O plano é importante para definir as ações prioritárias para o desenvolvimento do turismo no município, e servirá também para expandir a inserção no município nas políticas de fomento ao turismo, visto que o turismo é um setor com grande perspectiva de crescimento", explicou Hellen durante a audiência.

Após explanação haverá uma análise da comissão de justiça e redação, onde passará para votação.


Publicado por: Assessoria Imprensa Câmara Municipal

Cadastre-se e receba notícias em seu email