Câmara recupera calçada e reorganiza arquivos com auxílio dos alunos do PEAD

Publicado em: 26 de setembro de 2017

Diversos prédios públicos em Cordeirópolis estão recebendo as reformas e mudanças feitas pelos alunos do Programa Emergencial de Auxílio Desemprego (PEAD).

Os aprendizes estão colocando em prática as teorias que receberam de seus instrutores, e no caso da Câmara Municipal de Cordeirópolis são duas fases de melhorias, a reforma da calçada e organização de arquivos.

"A sede da Câmara passou por várias mudanças devido aos problemas de reforma e paralisação e os mesmos estavam todos fora de ordem, com os alunos do PEAD o arquivo está ficando organizado", explicou a diretora geral da Câmara, Gleicy Kelli Zaniboni Marques da Silva.

De acordo com o oficineiro responsável pelas turmas de calceteiro, conservação de vias, manutenção predial e alvenaria, Gerson Dias Teixeira, as aulas oferecem a chance de um novo recomeço para essas pessoas e também ao município.

“É importante destacar que as técnicas que estamos ensinando para os alunos do PEAD dos cursos de calceteiro e conservação de vias, são as mesmas utilizadas nos cursos que ocorrem em Lisboa - Portugal”, frisou.

No setor de digitalização e organização de documentos, estão 24 alunos, sendo que dois já foram recolocados no mercado de trabalho.

Recentemente a Câmara adquiriu armários apropriados para conservação de documentos e sua organização é realizada com uma série de regras e cuidados.

De acordo com o instrutor do curso, Cleber Rogério Damião, este curso é uma oportunidade para que os alunos saibam a importância da organização dos documentos.

"O objetivo é organizar os espaços no espaço físico, agilizar na consulta dos documentos e padronizar os métodos de arquivamentos, obtendo assim uma redução de custos com a administração", explicou Damião.

Além da Câmara Municipal, a Estação de Tratamento de Água (ETA) e o Centro de Lazer estão recebendo os trabalhos dos alunos.

“Com essa vontade de aprender e conhecer coisas novas, os alunos estão se tornando protagonistas de uma história de superação, pois com a oportunidade de voltar ao mercado de trabalho eles realizam sob a supervisão de professores, algumas horas de estágio em diferentes setores públicos. Com esse trabalho eles estão deixando a cidade cada vez mais linda”, contou a coordenadora do PEAD, Amanda Lucke.

Segundo o prefeito, Adinan Ortolan, este projeto é muito mais do que oferecer uma oportunidade no mercado de trabalho. “É preciso preparar o aluno não só para as aulas teóricas, mas também para as atividades que sejam significativas e façam parte de sua realidade. Estamos trabalhando para que os alunos estejam bem capacitados e prontos para conquistar o mercado de trabalho”.

Colaboração: Assessoria Imprensa Prefeitura

Municipal Cordeirópolis