Time do Emprego aprende funcionamento do Legislativo

Publicado em: 26 de junho de 2017

A Câmara Municipal de Cordeirópolis/SP através do programa Câmara Participativa recebeu nos dias 22, 23 e 26, os integrantes do Time do Emprego de Cordeirópolis.

Durante a visita os visitantes conheceram as dependências do Legislativo e aprenderam como se cria uma lei, além de se aprofundar no trabalho institucional dos parlamentares. A visita foi agendada junto à 2ª secretária vereadora Sandra Santos (PT).

Os integrantes tiveram uma aula completa sobre a função dos poderes Legislativo e Executivo e também, das funções das câmaras municipais.

Ao todo foram cerca de 650 cidadãos  que participaram com muita integração e aproveitaram a oportunidade para tirarem suas dúvidas referentes ao funcionamento do Legislativo.

Para o professor do Time do Emprego,João Alberto dos Santos, a iniciativa da visita é de extrema importância para o engajamento da população, onde o cidadão terá a oportunidade em conhecer as responsabilidades do vereador e funcionamento da Câmara.

"Com esse conhecimento terá uma participação mais efetiva do munícipe e permitirá melhor engajamento. Parabéns pela iniciativa da Câmara em abrir essa oportunidade aos cidadãos", destacou o professor.

Para a integrante a integrante do Time do Emprego, Thayse M. Alves, de 32 anos, mãe de quatro filhos e moradora do Jardim Eldorado há 11 anos, a participação ajudou em sua auto estima e na auto valorização.

"Antes de participar de projetos como o Time do Emprego eu me sentia sozinha, desanimada, feia, sem forças e sem vontade de lutar e hoje meu ânimo mudou completamente, mesmo entre as dificuldades da vida, me sinto feliz de verdade e me sinto capaz", frisou Thayse.

Câmara Participativa

A Câmara Participativa, criada através da Resolução 02/2017, estabelece possibilidades de ações como a preservação da memória e a divulgação da história municipal; o registro e demarcação de fatos de grande importância para o Legislativo; a produção de conhecimento e a formulação de estudo sobre o Poder Legislativo e o Município de Cordeirópolis.

A resolução ainda permite que a Câmara esteja em sintonia com as demandas populares, prestando contas e ouvindo a sociedade; atuando de forma transparente e permitindo ser questionada.

Conforme o projeto de resolução, a Câmara poderá ainda realizar reuniões e sessões itinerantes, bem como manter espaços de coleta de reivindicações como instrumentos para integração com a comunidade, atendimento de interesse público e melhoria da qualidade de vida. Além disso, Câmara de Cordeirópolis poderá firmar parcerias com associações ou fundações para que possam acompanhar processos legislativos de interesse e sobre eles manifestar opinião. Também poderá criar mecanismos de discussão e opinião em seu site para participação popular.

As visitas são abertas à população e podem ser agendadas pelo telefone (19) 3546-9090 das 8 às 17h ou pessoalmente no prédio do Legislativo, na rua Carlos Gomes, 999, Jardim Jaffet.