Presidente participa de abertura de Seminário Regional dos Municípios

Publicado em: 06 de março de 2020

A presidente e vereadora Cássia de Moraes (PDT) participou da abertura do Seminário Regional de Municípios, que ocorreu na Câmara Municipal, na quinta-feira (05), organizado pela Associação Brasileira de Municípios (ABM).

 

Este Seminário consiste na integração e troca de experiências com prefeitos e representantes de mais de 50 cidades que compõem o sudeste do país para abordar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Nova Agenda Urbana (NAU) nos municípios brasileiros.

O projeto conta com o apoio da Associação dos Municípios de Pequeno Porte (AMPPESP), da Prefeitura Municipal e Câmara Municipal de Cordeirópolis. O encontro foi marcado por palestras sobre a aplicação dos ODS nos municípios, desde a perspectiva dos governos locais, estadual e/ou federal, da sociedade civil, organismos internacionais e também a apresentação de boas práticas municipais da Região Sudeste para a implementação da Agenda 2030 nas cidades.

" Como gosto de frisar, desde que assumi a presidência da Câmara de Cordeirópolis coloquei várias metas em minha cabeça, mas a principal era a de abrir o espaço desta casa de leis para a utilização da população. Desde então, praticamente todos os dias, a sociedade utiliza, desde que previamente agendado, deste espaço que pertence ao povo. De empresas a eventos sociais, de convenções a palestras políticas, independentemente do partido, todos são bem-vindos. Hoje foi a vez do Seminário Regional de Municípios, inclusive com a participação da Escola Móvel de Energias Renováveis, do SENAI e SEBRAE, além da transmissão ao vivo pela rádio CBN de Campinas que cobriu todo o evento", destacou a presidente e vereadora Cássia durante a abertura do evento.

O evento contou com a participação da presidente da Câmara Municipal, Cássia de Moraes, diretor da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Murilo Gaspardo, coordenador Técnico e Geral do Projeto “Parceria pelo Desenvolvimento Sustentável”, Eduardo Pereira e Gilmar Dominici, coordenadora da implementação da Agenda 2030, Governo do Estado de São Paulo, Ana Paula Fava, secretário-Executivo do Secretariado Regional do ICLEI para a América do Sul, Rodrigo Perpétuo, coordenadora de Mobilização do Programa Cidades Sustentáveis, Zuleica Goulart e coordenador de projetos do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), Guilherme Barbosa Checco.

Também participaram do seminário conduzindo as palestras, a prefeita de Francisco Morato/SP, Renata Sene, secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Extrema/MG, Paulo Henrique Pereira, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo da Prefeitura de Itabira/MG, José Don Carlos Alves Santos, diretor de Planejamento da Secretaria de Planejamento e Finanças da Prefeitura de Atibaia/SP, Maurício da Silva Tenório, coordenadora Especial de Planejamento Estratégico da Prefeitura de Atibaia/SP, Viviane Cocco, coordenadora de Programas Especiais da Prefeitura de Cordeirópolis/SP, Fernanda Gardezani, secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo, Marco Penido, assessor de gabinete da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo, Ivan Mello e o superintendente do SENAI/SP, Ricardo Terra.

A programação continuará nesta sexta-feira (06), a partir das 8h30, na Câmara Municipal com palestras sobre os mecanismos de financiamento disponíveis e como acessá-los para a execução de projetos alinhados às metas dos ODS e da NAU no contexto dos municípios brasileiros.


Publicado por: Assessoria Imprensa Câmara Municipal

Cadastre-se e receba notícias em seu email